Pesquisa

O WhatsApp vai banir sua conta se você usar um desses aplicativos

em quarta-feira, 1 de maio de 2019

WhatsApp está bloqueando contas de usuários do GB WhatsApp e WhatsApp Plus

O WhatsApp não estava brincando quando anunciou que começaria a banir usuários que instalassem versões não-oficiais do seu aplicativo. A "limpeza" começou nesta semana.

Por enquanto, a empresa está bloqueando as contas temporariamente. De acordo com relatos, o primeiro aviso congela o aplicativo não-oficial por 20 minutos. Um timer é exibido para que o usuário possa acompanhar a passagem do tempo. Além do relógio, uma mensagem diz "Você está temporariamente banido do WhatsApp por violar os Termos de Serviço".

Depois disso, o aplicativo pode ser reutilizado normalmente. O problema é que o WhatsApp continuará a bloquear a conta – e pelo dobro do tempo. A segunda mensagem congela o uso do aplicativo por 40 minutos, depois 80, 160, 320 e assim sucessivamente até que a versão não-oficial se torne inutilizável.

"Se você não mudar para o aplicativo oficial depois de ser banido temporariamente, sua conta poderá ser permanentemente banida do uso do WhatsApp", diz um post oficial no blog da empresa.

Os aplicativos terceiros mais conhecidos são o GB WhatsApp e WhatsApp Plus. Os usuários são atraídos pela promessa de customização do aplicativo – novas cores, fontes de letra, além da possibilidade de ocultar a foto de perfil e até de enviar arquivos com tamanho grande. Na descrição dos aplicativos, os desenvolvedores dizem que as plataformas também são ideais para quem prefere o Telegram, mas está no WhatsApp pela popularidade do aplicativo.

Procurado pelo Canaltech, o WhatsApp disse que "se preocupa com a segurança dos seus usuários. Para proteger a privacidade e a segurança das suas contas, recomendamos fortemente que os usuários baixem somente o WhatsApp por meio das lojas oficiais de aplicativos ou do nosso site. Continuamos a reforçar nosso monitoramento contra serviços impostores do WhatsApp para ajudar a evitar abusos e manter os usuários seguros".

Como migrar para o WhatsApp oficial
Se você faz uso de algum aplicativo terceiro, veja a seguir o tutorial elaborado pelo próprio WhatsApp para migrar a sua conta para a versão sancionada pela empresa. Lembrando que, antes de tudo, é necessário aguardar o prazo para o fim do banimento.

1. Clique em “More Options” (“Mais Opções”)
2. Vá até “Chats”/”Conversas” e selecione a opção de backup das mensagens
3. Feche o app e abra o gerenciador de arquivos do seu smartphone
4. Encontre a pasta “GB WhatsApp” e renomeie-a para “WhatsApp”
5. Feche o gerenciador e vá para a Play Store
6. Baixe o aplicativo oficial do WhatsApp
7. Insira seu número de telefone e, posteriormente, o código enviado a você por SMS
8. Quando oferecida, selecione a opção de restaurar um backup
9. O WhatsApp vai procurar a pasta correspondente (que você renomeou anteriormente) em seu gerenciador e fará a restauração das mensagens

Fonte: Canaltech

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo