Pesquisa

Traficante 'El Chapo' é condenado a prisão perpétua.

em quarta-feira, 17 de julho de 2019

Ex-chefe da maior organização de tráfico de drogas do mundo, Joaquín 'Chapo' Guzmán estava preso desde 2016.


O juiz Brian Cogan, responsável por julgar o narcotraficante mexicano Joaquín "El Chapo" Guzmán, confirmou nesta quarta-feira (17) que o ex-líder do Cartel de Sinaloa deve passar a vida na prisão.

"El Chapo" foi condenado à prisão perpétua, mais 30 anos, e deve pagar 12,6 bilhões de dólares (aproximadamente 47,4 bilhões de reais) em confisco, segundo a rede de notícias americana CNN.

"Chapo" já havia sido declarado culpado em 12 de fevereiro por um tribunal de Nova York das dez acusações que pesavam sobre ele. Em pronuciamento durante a audiência de condenação em um tribunal federal de Brooklyn, em Nova York, o mexicano de 62 anos afirmou nesta quarta-feira que "não foi feita justiça".

"É justiça não só para o governo mexicano, mas para todas as vítimas de Guzmán [Chapo] no México", disse Raymond P. Donovan, agente encarregado do escritório de Nova York da Administração de Repressão às Drogas, que teve papel fundamental em duas prisões do traficante, segundo o "The New York Times".

Momentos antes de a sentença ser anunciada, El Chapo falou, por meio de um tradutor, sobre os dois anos e meio que passou em uma prisão americana. Ele não havia se pronunciado durante o júri de fevereiro.

"Foi uma tortura mental, emocional e psicológica 24 horas por dia", declarou nesta quarta. Ele afirmou ter sido submetido a tratamento "cruel e desumano" , segundo a agência de notícia Reuters.

Chapo também declarou que um julgamento justo lhe tinha sido negado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo