Pesquisa

Conversas entre Lula e Temer que ocorreram pouco antes do impeachment foram reveladas pelo The Intercept.

em domingo, 8 de setembro de 2019

Lula revelou a Temer sua preocupação com as manifestações pró-impeachment que tinham ocorrido .


Na reportagem postada neste domingo (08/09) pela Folha de S. Paulo, em parceria com o The Intercept, são divulgados trechos de conversas entre os procuradores da Lava Jato, nos quais são detalhadas conversas entre os ex-presidentes Michel Temer e Luiz Inácio Lula da Silva.

Os diálogos obtidos por meio de interceptação telefônica pela Polícia Federal datam de 2016, alguns meses antes do impeachment de Dilma Rousseff.

De acordo com a reportagem, Lula iniciou uma conversa com Temer afirmando que gostaria de mudar sua relação com o Palácio do Planalto, do qual o vice se afastara após desentendimentos com Dilma. O tom foi amistoso. “[Lula] Pede para preparar o uísque e o gelo”, anotou o agente da PF, depois que eles combinaram o encontro no dia seguinte.

Lula compartilhou com Temer sua preocupação com as manifestações pró-impeachment que tinham ocorrido pouco antes, no domingo, 13 de março. Uma multidão fora às ruas em São Paulo para demonstrar sua insatisfação com os políticos e seu apoio a Moro e à Lava Jato.

“Ninguém ganhou com a manifestação de domingo”, disse Lula a Temer, segundo os registros da PF. “Quem ganhou foi o combate à corrupção expressado na figura do MORO. Diz que esse combate à corrupção foi sempre um alimento para golpistas no mundo inteiro.”

“Quem ganhou foi a negação da política”, acrescentou o ex-presidente. “A classe política tem que se unir para recuperar o seu espaço.”

Minutos depois, Temer telefonou a Lula para falar do deputado Mauro Lopes (MDB-MG), que Dilma nomeara ministro da Aviação Civil. O vice temia que a indicação fosse vista como afronta pelo partido, que ainda não desembarcara do governo, mas vetara a ocupação de novos cargos no primeiro escalão por seus filiados.

Lula prometeu tratar do assunto com Dilma. “LILS quer ser o parceiro de TEMER para reconstruir a relação com PMDB. LILS quer ser irmãos de fé”, anotou o agente na escuta, de acordo com os registros obtidos pela Folha. “TEMER diz que sempre teve bom relacionamento com LILS.”

*MBL News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo